Propaganda é sacanagem

Depois de toda a micareta promovida em paraísos fiscais caribenhos com dinheiro de origem mais desconhecida que banda de rock independente, não sei porque ainda me impressiono com a cara de pau de alguns colegas publicitários.

O expediente de buscar sacadinha para comercial de TV em piadinhas de salão era comum. O problema é que depois da internet, todo mundo passou a ter acesso às mesmas referências e o que antes poderia soar como mérito criativo de uma agência, agora tende a ser um tremendo mico.

Ontem, no intervalo de um Flamengo X Santos que estava mais para Piraporinha X Atlético Jabaroca, assisti pela primeira vez a um comercial do Bradesco Seguros que se utiliza desavergonhadamente de uma dessas curiosidades que circulam por e-mail, mas que ninguém sabe se é verdade.

Os incêndios florestais são comuns na Califórnia e, inclusive, fazem parte do ciclo natural de renovação da floresta. Para combatê-los, normalmente são utilizados grandes helicópteros que buscam água no mar para jogar sobre o os focos de incêndio. Numa dessas viagens, um helicóptero teria capturado por acidente um mergulhador que curtia suas férias nas águas do pacífico próximas dos grandes incêndios.

A historinha reaproveitada no comercial faz parte do Darwin Awards, um site que elege anualmente as mortes mais estúpidas do mundo e classifica esta do mergulhador como uma lenda urbana.

A propaganda, como qualquer outro trabalho que envolva criação, se utiliza de referências anteriores que os criadores julguem pertinentes para uma nova criação. Nada mais comum. A bronca neste caso específico do comercial do Bradesco Seguros, é que a história que deu origem à idéia é uma piadinha de internet (desgastada e manjada) aproveitada NA ÍNTEGRA, sem nenhum adicional de criatividade da agência. Ora bolas.

Já que o assunto é propaganda, vejam aqui a nova campanha de incentivo ao uso de preservativos que está rolando em Portugal. E nós brasileiros achando que somos avançadinhos. Se uma campanha dessas rola por aqui ia ser um show de falso moralismo pra tudo quanto é lado.

Anúncios

1 Response to “Propaganda é sacanagem”


  1. 1 Élidahttp://www.fascinadapeloinstante.blogspot.com maio 26, 2006 às 3:31 pm

    humor paulistano mode ON ou humor dodístico mode regular?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Fitas pessoais e umas opiniões definitivas incertas. Qualquer coisa, dá um alô no doda.doda@gmail.com

@dodavilhena

Encontre

Arquivão


%d blogueiros gostam disto: