Como montar uma banda nacional de rock independente

(esse é mais a cara do Ressaca, mas meu bloguinho merece mais minha atenção atualmente)

Nome
É de suma importância que contenha palavras que lembrem tecnologia retrô, cinética e combustão em geral. Exemplos: Retro Sonics, Super Rocket, Telemotors, Eletrobomba, Carburadores, Turbotech, Robot Azimov. As explicações para esse fenômeno linguístico ainda são controversas, mas jornalistas indies que não conseguem escrever em lugar nenhum e acabam criando blogs próprios, acham tudo isso muito legal porque fortalece a cena.

Origem
Se a sua banda é do Rio, São Paulo ou Porto Alegre, esconda o fato, aprenda um outro sotaque, invente uma história, crie um estado! Bandas alternativas de sucesso não podem mais surgir nestas três cidades. Os jornalistas das duas pontas da Via Dutra só querem saber do que vem de longe. Quanto mais exótico o estado e a cidade, melhor, rende mais clichês criativos nas matérias. Confira os exemplos:
– Quem diria que na quente e distante Manaus surgiria a mais nova promessa do rock brazuca, o Molotov Nitro.
– Weezer com baião? A mistura parece estranha, mas apenas para quem não conhece o som dos Propulsores, nova revelação do rock paraibano.
– Como foi a mudança do Descarga Carbono de Ximboca do Piriri para São Paulo? Difícil se adaptar ao clima e ao tamanho da cidade?

Som
Essa parte é relativamente fácil. Não perca seu tempo tentando criar algo novo, pois o rock já tem mais de 50 anos e praticamente tudo já foi tentado. Poupe seu trabalho e pense objetivamente, como banda alternativa nacional, você pode escolher basicamente três caminhos: releitura da Jovem Guarda (já foi mais cool, agora está popular demais), releitura de Beatles (infalível) e releitura de punk-surf-rockabilly, ou, se preferir, misture as três coisas, que é basicamente o que todo mundo faz.

Figurino
Outra parte muito simples. O tênis padrão nem precisamos dizer qual é, mas é bom variar, tipo: se a banda tem 4 integrantes, deixe somente um deles de All Star e camiseta pop por show. Outro pode seguir uma linha clássica que inclua terno e sapatos do avô. Uma boa escolha para o baterista é bermuda surrada com regata do Clash ou Ramones e, caso o espírito da banda permita um toque de humor, o vocalista pode ir com pijama e pantufas de sapinho ou vestindo peças de uma única cor do tipo que só mulher sabe nomear: salmão, fúcsia, areia ou azul petróleo.

Relação com os fãs
No começo é altamente recomendável que você arrume uma platéia cativa de amigos, namoradas, mães e pais. Em sua maioria, eles não se importarão de pagar o mico com você (sua mãe assistirá qualquer apresentação até o final e ainda lhe defenderá caso sejam atirados objetos no palco) e serão as únicas pessoas que saberão cantar as músicas. Esse apoio é importante para que outros espectadores tenham a impressão de que a banda presta para alguma coisa, pois ao menos meia-dúzia de gatos pingados que estão ali se deram o trabalho de decorar uma letra.

Postura sexual
Importante: pelo menos um dos integrantes precisa ser necessariamente bonito, do contrário será mais difícil conquistar o público feminino. O bonitão da banda não vai conseguir comer todas as que surgirem, logo, você que é feio terá dezenas de oportunidades de comer as sobras. Claro, o material de elite será prioritariamente do bonitão, mas pare de reclamar, você pelo menos entrou no estádio, exigir camarote já seria demais.

*Texto surgido de argumentações iniciais conjecturadas com Rafael Guedes, também do pavoroso staff de Ressaca Moral.

Anúncios

43 Responses to “Como montar uma banda nacional de rock independente”


  1. 1 leo março 23, 2008 às 4:56 pm

    kkkkkkkkkkkkk :x
    muito boa suas dicas de como montar uma banda , são as melhores cara !
    pode ter serteza que vo fazer o maximo pra que a minha banda siga todos esses toques :D
    falou .

  2. 3 Jefersandro junho 25, 2008 às 2:16 pm

    Meu! Com certeza todas as dicas desse post vão ser seguidas à risca pela minha banda. Quando aparecermos na televisão aberta (arrrrg!!!) retorno o comentário. rssssss

    O nome da banda é Mr. Frog.

  3. 4 Daniely julho 14, 2008 às 8:14 pm

    olha eu amei as dicas e já montei a banda e pelo menos todos da minha rua adoraram,obrigada a banda é só de meninas dus,:eu e a Isabela,a banda tem o nome de : LUPATÍNI. valeu.

  4. 5 monaliza. julho 21, 2008 às 8:25 pm

    nossa..

    eu querendo montar uma banda
    e com essas dikas vou alem

    rs

    valeu

  5. 6 Yumi agosto 28, 2008 às 9:27 pm

    Poser….
    cada um tem q ter seu estilo,não precisa ter um bonitão, ou se fazer de engraçadinho e talz…cada um tem q usar oq gosta, se quiser fazer seninha, faça, mas muitas pessoas não vão aprovar…:P
    ;**

    Doda: yumi, não entendi bem, mas obrigado :-)

  6. 7 mUrIlo setembro 1, 2008 às 3:25 pm

    rsrsrsrsrsrs
    Kra eu tava proucurando uma coisa legal para montar uma banda no meu bairro, adorei suas dicas.

  7. 8 poll setembro 4, 2008 às 10:39 pm

    cara me desculpe mas as suas alternativas são de um cara que não entende nada de musica e muito menos de banda, para se montar uma banda é nescesariamante a qualidade musical dos musicos que compõe a banda com letras e melodias de qualidades não precisa nescessariamente ter um bonitão para comer as fãs ou um idiota que vá fantasiado de pijama por isso o mercado fonográfico está uma merda hoje em dia só faz suçesso quem mostra a bunda pesoas dançando creu musica é coisa seria

    Doda: mas é isso mesmo Poll, eu não entendo nada de música e muito menos de banda. Mas como é que você caiu aqui nesse post mesmo?

    • 9 Luiz (guitarrista) março 18, 2010 às 2:06 am

      Algumas bandas têm sorte e estão no lugar certo na hora certa, outras ralam a vida toda sem sucesso. Sempre ouvi de profissionais : INSPIRAÇÂO e ASPIRAÇÂO. Primeiro é o que voce inspira(o que ouve, o que estuda as influências) e depois Aspira (o resultado pratico daquilo que ouviu e aprendeu). A Banda Mamonas Assasinas fez sucesso como “uma banda humorada”(os seus membros gostavam de METAL E HARDROCK), tocando em estilo brega…Quem diria ? Isso chama-se versatilidade…Muitas veses não tocamos o que gostamos…Mas se tocamos com qualidade, fazemos a diferença. leiam em http://pt.wikipedia.org/wiki/Guns_N'_Roses a historia do Guns quando estavam começando…Tudo contraditório… Aí a juventude que estava cansada da opressão “CLASSICA” decidiu por ser “REBELDE”. Quem melhor para modelo de rebeldia ? Agora acho ser unânime a maxima: “A formação origina era melhor”. E é a maior dificuldade do musico. Manter a banda unida por muito tempo.

      Até mais

      Doda: Ei, Luiz (guitarrista), vem aqui que eu quero te mostrar um negócio…

  8. 11 rafael novembro 22, 2008 às 3:45 pm

    Caramba, gostei do comentário do poll. O cara levou o texto a sério mesmo, bixo. Acho que o blog tem que ter um aviso explicativo antes dos textos. Algo como “ATENÇÃO, ESTE TEXTO CONTÉM MATERIAL IRÔNICO E SARCÁSTICO”. Se for necessário, também posso colocar um aviso no meu comentário…

  9. 12 levi matheus dezembro 7, 2008 às 7:50 pm

    cara vc nao entende nada mesmo….. eu vou montar uma bamda muito foda, ja tenho as letras que sao foda pra caralho …. mais valeu por algumas ticas ,,, nas procimas dicas fala que pra montar uma banda tenque ter muita vondade e ser muito louco .. falo

    Doda: cara, pensa duas vezes antes de prosseguir, por favor…

  10. 13 levi matheus dezembro 9, 2008 às 5:29 pm

    falo mano vou penssar nisso rarar

  11. 14 Amadeo janeiro 22, 2009 às 4:19 pm

    Caralho.
    Teve quem não sacou a ironia.
    pra quem não entendeu
    basta visitar a cena independente.
    grande cronista o autor do texto.

    parabéns. rachei o bico.

  12. 15 juliana fevereiro 11, 2009 às 7:22 pm

    adoreia as dicas são muito interessantes vou seguir a risca

    parabéns : achei muito stronda

  13. 16 Daniel Ferreira março 3, 2009 às 4:19 pm

    Aff gente caralho quero montar uma banda de Rock ghótico como NightWish e Vcs me vem com tenis allstar pelo amo de Deus heimm Isso ta parecendo Mais aquelas Bandas horriveis de merda como Strike e Etc. Quero Banda de Sucesso com Vocal Ghótico e Back Vocal mandem essas dicas aew pra mim se puder blz

    Doda: cara, tenho dicas sensacionais para esse tipo de banda, posso mandar para o seu e-mail por 3 reais. Entre em contato, abs.

  14. 17 Alan Teruel abril 10, 2009 às 10:55 am

    auhauhauhauhauhauhauha xDD
    e eu quando comecei a ler achava que era sério, auhuhauha =P

    gostei do post
    flww

    Doda: abs.

  15. 18 victor abril 14, 2009 às 7:36 pm

    muito bom essas dicas vão servir direitinho pra quem quer montar uma banda de rock

    Doda: que bom, era esse o objetivo.

  16. 19 Adriano junho 2, 2009 às 5:06 pm

    Poderia acrescentar as letras, têm que ser tocantes, falar sobre lugares que só o compositor conhece, ou coisas que ele tenha se apegado. Mas principalmente de uma forma única, tipo …falar por falar, sem nexo mesmo, pois ái está o segredo do sucesso, todos vão gostar porque vão achar inteligênte,mas ninguem entendeu nada. É tipo aquele quadro impressionista, ninguém entende nada, mas ao passar por ele todos vão falar….” ó!!!”.
    Outra coisa muito boa para se obter sucesso é escrever músicas sobre minas, mas aí podeser perigoso, já que temos músicas com todos os nomes existentes, então é necessário começar a inventar nome e torcer para, pelo menos, serem incluidos no livros de nomes para bebês!!!
    Abçs

  17. 20 Emerson Guras junho 6, 2009 às 4:12 pm

    Nossaa choreii de rir com v6!

  18. 21 didakus junho 12, 2009 às 1:07 pm

    primeiramente montar um banda não e apenas curtição se for assim voces podem montar uma banda para tocar só no quarto ou no fundo do quintal montar uma banda mesmo e coisa seria voce não canta so por cantar voce canta por que e precisovoce canta para o mundo a banda tem que nacer em cima de um proposito não como um passa tenpo pois o rock não tem definição ele e o que para voce enteder o que precisa voce toca por que presisa não por que e divertido as letras da musica tem que causar inpacto deixar marca na humanidade pois e um forma de voce trasmitir uma mensagen ao mundo a mensagen sendo uma critica bem feita e pessada onde ali o mundo vai conlhesser seu rosto sem mascara vocse não tocam para conquistarem publico ou fãs pois os fãs não podem viver na sonbra da banda os fãns tem que entenderem a banda não sentila cada letra da musica ten um proposito uma razão um sentido uma presição em desejo uma pensamento para formar a banda tem que comessar com um esselente rei pois ele vai ser o mente e o cerebro da banda e os outros serão o corpo tem que estarem em perfeita sincronia e pensamneto

    Doda: tocante, muito tocante.

    • 22 Adriano junho 29, 2009 às 4:02 pm

      Bom, existe uma que canta em fundo de quintal, tem um relativo sucesso, ganha DIM-DIM, e muito!!! É um pouco conhecida, chama-se Fundo de Quintal mesmo! Se for para tocar em fundo de quintal e ganhar Dim-Dim, tô dentro!!!rssssssss

  19. 23 Adriano junho 29, 2009 às 4:13 pm

    Agora, se for para tocar no quarto, fica difícil, mas se eu formar um STOMP da vida, quem sabe, pois em meu qurto, não cabe mais nada, a não ser lata de lixo, cama, guarda roupa, e, eu, bem apertado!!!!

    Doda: ha ha ha que engraçado!

  20. 24 raquel agosto 26, 2009 às 2:13 pm

    olha amei estas dicas pois agora da masi sede ainda
    de montar uma banda pois meu
    sonho é este curto muito estes estilos pois amo loucamente rock
    “valeu bjs”

    Doda: “valeu bj”

  21. 25 levi matheus setembro 14, 2009 às 12:42 pm

    legal mano . hoje to mais maduro sobre bandas ., tem algumas coisas ai que eu gostei ., vou levar a serio .montei uma banda tamos ai na atividade com responssabilidade e humildade eu espero chegar la .,, falo.,. { skate no sangue } nao é o nome da banda nao viu

  22. 27 Fernando setembro 14, 2009 às 1:59 pm

    Nossa eu aqui querendo montar uma banda
    mais agora ja to pensando na turne com essas dicas

    vlw…

    com essas dicas vou alem do que queria….

  23. 28 Helio setembro 24, 2009 às 6:40 pm

    Eu prefiro acreditar que o pessoal que escreve aqui é um bando de piadistas.

  24. 29 Jhon Mello outubro 20, 2009 às 8:50 am

    Altas dicas
    Mamonas Assassinas leu isso….

  25. 30 doug dezembro 1, 2009 às 12:59 am

    cara, isso vai ajudar muito minhaa banda vlww

  26. 31 Brunna Prado janeiro 2, 2010 às 11:12 am

    caraa, ameii as diicas…

    agoraa soh seguir elasss…e minha banda vaii bombah!!
    Ah aproveitando keim kiser ta falatando gente na minha banda qlqr coiza entra em contato coomigo…adc o meo msn
    Bruh_prado@hotmail.com //ahh preferenciia por pessoas ke sejam de sao paulo/porto feliz/
    Bjos abrassos
    mto obrigada!

  27. 32 emanuel fevereiro 15, 2010 às 11:21 am

    nota 100000 adorei muito show seus conselhos pelo menos vou comer todas zoah!!

  28. 33 cicim do rock fevereiro 24, 2010 às 5:49 pm

    bom! gostei mais tenho medo de da certo e depois eu ser morto pois minhas letras e tudo em cima dos politicos corvarde,elas incomoda,pode ter certeza.mais valew,Cicim do rock

  29. 34 cicim do rock fevereiro 24, 2010 às 5:51 pm

    sou de sampa,toco guitarra e posso cantara um pouco…e ao memso tempo ñ posso ter uma banda pois trabalho e estudo ai fica dificil Cicim do rock…

  30. 35 Luiz (guitarrista) março 19, 2010 às 2:16 pm

    Não entendi a resposta…

  31. 36 lucas lourenço março 23, 2010 às 9:55 pm

    é ai pessoal, ja toquei em varias bandas é uma mais importante o rappa, to presisando de jente para tocar na minha banda.
    homens ou mulheres.
    entre no meu msn
    lucaslourenco80@hotmail.com
    abraços at+

  32. 37 laiane maio 1, 2010 às 1:42 pm

    Isso vai me ajudar a montar minha banda
    essas dicas e muito importante para
    muitas pessoas.

  33. 38 manoella agosto 24, 2010 às 9:03 pm

    queria saber um nome pra minha banda de pop rock de meninas

    Doda: é só menina? coloca alguma coisa com xereca que vai ser sucesso. beijos.

  34. 39 Rafael Winter maio 16, 2011 às 12:31 am

    estou muito feliz por essas dicas, vamos seguir tudo! acho que se mais músicos lessem este post, teríamos uma cena músical muito mais alternativa! kkk!

  35. 40 Lucas junho 7, 2011 às 9:07 am

    eu ja tinha essas ideas mais ou menos principalmente no stilo pq tenk ser meio que um bagulho classico pq é rock e tal mas é claro q o rock num tem stilo se sua musica é boa os pessoal vai ta poco ligando se vc é sego vesgo bonito feio é claro q ser bonito ja metade do caminho andado , uma dica tente se espelhar em seu idolos do rock são grandes influemcias para sua musica principalmente akeles que tem historia exenplo : Guns N Roses , Irom Maiden , Metallica , kiss, Queem , ozzy osbornes entre outros … a banda tenk ter seu propio stilo diferentes dos outros pq isso nos das mais variaçoes no mercado , jamais se contente com pouco, vc sempre tenk ser melhor ,se vc quer ser uma estrela do rock , vlw ai adorei o site conteudo muito bom, ta de parabens *****

  36. 41 samanta novembro 2, 2011 às 8:15 pm

    é boa a sua maneira de pensar espero q de certo pq essa foi a primera dica rsrsr


  1. 1 w w w . h e c t o r l i m a . c o m :: Como montar uma banda nacional de rock independente :: May :: 2007 Trackback em maio 14, 2007 às 12:53 pm
  2. 2 Notas do ego « Bloda - O blog do Doda Trackback em setembro 9, 2008 às 1:27 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Fitas pessoais e umas opiniões definitivas incertas. Qualquer coisa, dá um alô no doda.doda@gmail.com

@dodavilhena

Encontre

Arquivão


%d blogueiros gostam disto: