Kinshasa Live

E este final de semana os colunistas sociais de Belém estavam mais inspirados que o normal.

Como estarei de volta à minha terra estes dias para os festejos natalinos e ano-novolinos, já começo a entrar no clima da cidade desde hoje.

Então, sem mais enrolações, seguem as notas, transcritas exatamente da maneira como foram publicadas ontem (16/12), nos sites dos dois maiores jornais da cidade.


– Acontece na noite de hoje (16) a confraternização da Clínica Oral Class Center no Boteco Computer, com direito a troca de presentes e cover do Elvis Presley.

Eu não vou perguntar que tipo de coluna é capaz de considerar relevante, como fato jornalístico, a confraternização de uma clínica odontológica. Também não vou questionar a escolha do nome da clínica e nem discorrer sobre a breguice de nomear um negócio deste segmento no idioma das Spice Girls. Sobre a tal festa ser realizada em um bar anexo a uma loja de informática, também nada falarei. O que realmente me pergunto é se o cara que fez o cover seria o Arthur, um amigo meu que faz o Elvis e que, caso tenha mesmo arrumado esse bico, poderia muito bem pagar uma cerveja pros amigos no próximo final de semana.


 – Você sabia que o iTunes, loja virtual de músicas da Apple lançada em 2003, vende para o mundo todo exceto para o Brasil? Especula-se que seja pela fragilidade da proteção aos direitos autorais no nosso País.

Essa nota foi publicada na mesma coluna que noticiou a confraternização da clínica odontológica. O que assuntos tão díspares fazem em um mesmo espaço? Não sei, mas você mora em um país livre e tem direito a opinar sobre qualquer coisa, assim como eu também tenho o direito de rir da sua cara caso você fale bobagens como a dessa nota acima. Quem diabos especula que a Apple não lança uma loja por aqui por causa da fragilidade das leis de direito autoral? Não tem porra nenhuma de especulação. A Apple não montou a loja por aqui porque o iPod – player MP3 da Apple – vendido oficialmente no Brasil é o mais caro do mundo e, como a colunista certamente não sabe, as músicas da loja iTunes só podem ser reproduzidas em iPods, ou seja, o número de compradores certamente seria ridículo e não compensaria os investimentos de instalação e manutenção do negócio, ao menos enquanto os preços dos aparelhos não caírem. Ah, mas se você deseja comprar músicas legalmente pela web no Brasil, pode fazer isso pelas lojas do Terra, do Uol, da TIM, etc. Opa, e o autor do texto não sabia disso? Pois é, será que era falta de informação pura e simples ou o autor também está involuntariamente impregnado pela cultura nacional do “pra que pagar se eu posso baixar”?


– Uma curiosidade: o caos que Evo Morales está causando na Bolívia é tão grande que semana passada, durante manifestações, uma dezena de presos que aproveitaram a confusão para fugir da cadeia voltaram voluntariamente a suas celas.

Onde? Como? Cadê a fonte? Quais manifestações? Era pra ser engraçado? Ei, gente, vamos rir! Observação: a coluna ainda é a mesma da confraternização da clínica odontológica e da fragilidade dos direitos autorais em nosso país.


– Falta pouco mais de duas semanas para darmos tchauzinho para 2007. E você, já refletiu sobre o que fez para ajudar o mundo em 2007? O aquecimento global tá acabando com a calota polar. Pensa que é brincadeira é?

Qual calota? É só uma? Essa merda toda só começou em 2007? Quem escreveu esse texto possui automóvel movido por combustível fóssil? Faz coleta seletiva de lixo em casa? Abriu mão de embalagens plásticas? Ora bolas, pior do que ambientalista radical é neo-ambientalista de Veja. Ah, e a nota está naquela mesma coluna, sim, a da confraternização da clínica odontológica, da fragilidade dos direitos autorais em nosso país e da preocupação com a política carcerária boliviana.


Missa
Dom Orani celebrará missa de Natal, no dia 24, às 7h30, no Iguatemi.

Eu não entendo a igreja católica. Do ponto de vista da ética eclesiástica, é legal celebrar o principal ritual da religião em um shopping? Não foi o tal Jesus Ô Ô Ô Ô Ô my brother de Nazaré que deu chilique no templo porque tava rolando um comércio ambulante ishperto dentro da bagaça? Sim, os vendilhões do templo (e ainda acho que isso pode ser nome de banda-piada de publicitário) e todo aquele blá, blá, blá. Enfim, deixando pra lá esse comentário, vamos esquecer o assunto, afinal, é natal, open your mouth, Jesus is coming.


Doca
Sílvio Sá lidera a criação da Alodoca (Associação dos Lojistas da Doca).

Siglas toscas, vocês estão em meu coração.


Aspas
O principal foco da festa de confraternização da Aspas serão os homenageados. Facepa, Mariza, Ronald Máquinas e Schincariol receberão o título de Fornecedor Destaque 2007. A governadora, o título de Supermercadista Honorário.

– Ei, João, vou montar uma revendedora de máquinas!

– Sério? Que bacana, Ronald! Qual vai ser o nome da empresa?

– Ah, tava pensando em Ulysses Máquinas, sou fã do James Joyce, sabe?

– Que mané Joyce, rapá! Quem tu acha que é o teu público? Tu precisa de uma logomarca feia e um nome tosco!

– Er…então o que você sugere?

– Ronald Máquinas, porra! E a marca tu faz um R com umas rodinhas…

– E a governadora?

– O que tem a governadora?

– Ela foi citada nessa notinha aí de cima, precisamos fazer alguma referência a ela nesse diálogo…

– Deixa eu ver…hmmm, ela foi escolhida Supermercadista Honorária, é? Vamos ligar dando os parabéns? Como será o troféu, um carrinho de supermercado de prata?

– Melhor, pode ser uma sacola dourada.


Sem-teto
Clamor do povo no bairro do Reduto ao pessoal do Shopping Boulevard: que não derrubem a frondosa amendoeira que fica na Aristides Lobo, entre Quintino e Doca. É o refúgio de passarinhos e periquitos nos finais de tarde. Uma campanha tá vindo por aí.

É, seus capitalistas malvados! Deixem a amendoeira em paz, será que vocês não ouviram falar que o aquecimento global está derretendo a calota polar?!


Ganhadora duma promoção nacional, a cantora Katarina Ávila voltou de SP com visual novo depois de dias de princesa em hotel 5 estrelas e jantar com Zezé di Camargo.

Vamos lá, vote no que você acha pior:

a) Inscrever-se em uma promoção “dia de princesa” para ganhar um banho de loja e jantar com o Zezé di Camargo.

b) Ter essa vergonha divulgada em um jornal.

c) Como jornalista, noticiar um fato dessa magnitude.

Notícias belenenses anteriormente comentadas aqui:

Camboja Times

Bombaim News

Bangladesh Connections

Anúncios

3 Responses to “Kinshasa Live”


  1. 1 Rick dezembro 17, 2007 às 4:48 pm

    Já vou assinar o diário em questã! Que estilo, que fineza de idéias!
    Está desperdiçando talento na província…

    Um ótimo Natal e feliz 2008.

  2. 2 Marina Santa Helena dezembro 18, 2007 às 2:00 pm

    Por falar em siglas toscas, os arquitetos que brigam há anos para ter um conselho próprio, agora conseguiram.
    Sai o CREA e entra o CRAU (Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo).

    Vou fazer minha inscrição djá!

  3. 3 Iuri dezembro 19, 2007 às 10:12 pm

    huhuahuahauauhuhaahuahuahuhuhuauauhahuaha!!!

    Por isso eu amo Belem.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Fitas pessoais e umas opiniões definitivas incertas. Qualquer coisa, dá um alô no doda.doda@gmail.com

@dodavilhena

Encontre

Arquivão


%d blogueiros gostam disto: