Corporativos, comerciais ou pessoais 1

Ontem o Ian comentou em seu Twitter a respeito de um blog comercial da Triton (prefiro do que chamar de “corporativo”, muito careta).

As críticas dele eram a respeito do blog estar hospedado no Blogspot – e não em um domínio próprio – e também sobre o autor dos posts ser anônimo, identificado como “The Blackcatwalk”.

Não vejo grande problema em uma marca escolher um serviço gratuito de hospedagem abrindo mão da “oficialidade” de um domínio próprio. Acho que é uma opção prática e que facilita a vida do cliente – que na imensa maioria dos casos não tem prática em lidar com um WordPress pago ou um Movable Type, além de criar uma proximidade (involuntária ou não) com o usuário comum, aquele mesmo que também possui um blog em serviço gratuito e está acostumado a acessar esse tipo de site.

Mas justamente essa proximidade com o consumidor é perdida – e aqui eu concordo com o Ian – quando o autor do blog é um anônimo. Pô, eu não quero ler uma dica do The Blackcatwalk, eu quero saber o que a Maria da Graça tem a dizer, o ponto de vista do Jeremias, a palavra da Gislaine. Se eu comentar lá o Blackcatwalk vai me responder? Ele pode virar meu ‘broder’ de web e quem sabe de vida real? Posso xingá-lo e ele ficar puto?

Difícil saber e também eu ter esse interesse em saber. Ele é um anônimo. Ninguém gosta de falar com anônimos. A não ser que seja uma anônima que esconde o rosto, mas mostra a bunda. Como diz o lema do blog do Reverendo Ibrahim César: blogs iniciam conversações, quem envia mensagens é a mídia tradicional. Se a intenção era essa, melhor fazer uma newsletter ou um site de notícias.

Ilustrando: uns meses atrás a Fiat teve uma iniciativa bem legal para cobrir o SPFW. Hospedou, lá mesmo no Blogspot, esse blog. O editor era o Terron, auxiliado por mais dois blogueiros, a Biti e o Vitor. Essas informações estavam todas lá. O blog tinha uma cara, autores e personalidade.

Anúncios

3 Responses to “Corporativos, comerciais ou pessoais 1”


  1. 1 dusinfernus abril 19, 2008 às 5:10 pm

    essa experiência da fiat foi super bacana
    tinhamos liberdade de pauta, em nenhum momento foi imposto falar nada marca, tanto que não tem post de marketing agressivo e foi uma das coberturas mais bacanas e imaginativas e sem stress que fiz do evento e olha que eu cubro o SPFW faz muito tempo…

  2. 2 biti abril 27, 2008 às 12:53 pm

    oi doda,

    obrigada pela menção ao blog da fiat. como disse o vitor, tivemos liberdade total e foi um tesão fazer aquela cobertura. cada um de nós escrevia de acordo com sua visão pessoal, talvez por isso tenha ficado tão bacana…

    liberdade+personalidade+tesão

    abs!

  3. 3 Doda abril 29, 2008 às 3:46 pm

    opa, com um belo atraso, agradeço as visitas de ambos :-)

    (alguém sabe como editar comentários nesse wordpress novo? humpf, agora nao consigo mais comentar logo abaixo do que escrevem, tenho que fazer um comentário separado)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Fitas pessoais e umas opiniões definitivas incertas. Qualquer coisa, dá um alô no doda.doda@gmail.com

@dodavilhena

  • Olha a cara desse safado desse urso https://t.co/8vjMW8QaN3 9 hours ago
  • Que ódio quando as filas estão grandes e vem um funcionário abrir mais um caixa e fica aquele constrangimento de quem vai primeiro no novo 10 hours ago
  • Vai a Nova York nos meses de outono e inverno?? Esqueça bermudas! A Big Apple só costuma ter dias mais quentes nos meses de verão... 13 hours ago
  • impressionado com esse Youtube, tem tudo que você quiser de audiovisual por lá, vídeos sobre tudo! 14 hours ago
  • RT @IdeaFixa: Beijo não se abrevia. 19 hours ago
  • Tragam 27 Oscares para Tatá Werneck pela entrevista com o especialista arqueólogo 1 day ago
  • Nada é melhor que Tatá Werneck neste momento no Brasil 1 day ago
  • Caralho, a Tatá Werneck com o Caio Castro tá um Uruguai e Gana da copa de 2010 1 day ago

Encontre

Arquivão


%d blogueiros gostam disto: