Escola de líderes

Se o acesso à informática nos anos 90 fosse como hoje, a decência teria conseguido mais e melhores adeptos. Ah, as horas de 486 DX-2 66 e Pentium 233 MMX.

Sim City 2000. Noções de gerenciamento urbano e aplicação correta de recursos públicos. A improbidade na administração não existe, o jogo não inclui essa possibilidade. No máximo é possível fazer empréstimos bancários, mas passar a mão ou dar uma de esperto no caraminguá alheio, não. Como o mandato é eterno, não rola eleição, ou seja, ninguém precisa fazer caixa-dois com grana de poderosos financiadores de campanha – que depois deixarão o prefeito de rabo preso – ou selar aliança com partido fuleiro pra ganhar minutos a mais na TV. É um belo mundo. E essa versão tinha a “ferramenta plaquinha”: era bacana batizar bairros, regiões, parques e logradouros com os nomes que você bem entendesse. Certa vez, na cidade de Onan, havia a Avenida Cristina Mortagua.

Civilization.
Paciência por turnos. Anos para desenvolver um artefato militar, décadas para pesquisar uma nova técnica de construção, séculos de hostilidades, guerras e disputas com povos vizinhos em número suficiente para começar a entender porque a rivalidade com a Argentina é coisa que só existe na cabeça de publicitário ou do Galvão. Nas entrelinhas você também entende porque a Suécia é uma Noruega e o Brasil é um México, mas aí são necessárias muitas madrugadas de pixels na mente..

Warcraft 2. Organizar, posicionar, esperar, atacar. Aqui a via diplomática já tomou o caminho da água que escorre pela porcelana. A paixão é boa para incentivar a infantaria a se jogar sem medo contra machados e espadas, mas ninguém em sã consciência discute que a razão é a eminência parda por trás das principais decisões, mesmo que tal atitude envolva o comando de dragões, águias mitológicas ou gente verde com mais de dois metros de altura.

Anúncios

2 Responses to “Escola de líderes”


  1. 1 Fana agosto 6, 2008 às 1:29 am

    pow, eu adorava sim city… :D

  2. 2 Lucas agosto 7, 2008 às 7:05 am

    Eu era viciado em Sim City 2000. Depois no 3000, e depois no 4.

    Falando em 4, Civilization 4 é simplesmente fantástico! Joguem djá!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Fitas pessoais e umas opiniões definitivas incertas. Qualquer coisa, dá um alô no doda.doda@gmail.com

@dodavilhena

Encontre

Arquivão


%d blogueiros gostam disto: